Se alguém em casa anda muito bravo - pai, mãe, avó ou os filhos - experimentem fazer a brincadeira A Hora da Briga. Em primeira lugar, coloque um vaso com uma planta na entrada (ou saída) do seu apartamento ou casa. Todas as pessoas da casa são informadas que aquela planta se chama A Árvore dos Problemas. E todo mundo combina que ao entrar em casa vai deixar os problemas do trabalho, ou do colégio, ou de qualquer outra situação, pendurados na Árvore dos Problemas. E ao sair de casa também as pessoas vão deixar os problemas familiares pendurados na Árvore.
Agora tem um detalhe: trate muito bem essa planta, regando, olhando para ela e agradecendo o trabalho que ela está prestando à família. E se a plantinha começar a murchar, cuidem-se, porque vocês estão carregando muitos problemas nas costas e deixando coisas demais na plantinha. Reflita um pouco quando isso acontecer e coloque outra planta junto à primeira, para aliviá-la um pouco.
Mesmo as crianças podem participar desta "brincadeira" com A Árvore dos Problemas. E os adultos vão explicando para elas, e principalmente para eles mesmos, que não adianta carregar problemas do trabalho, ou da escola, para casa, nem levar os de casa para o trabalho. Cada coisa em seu lugar vale para as coisas materiais e também para as coisas mentais e emocionais.
Se alguém na casa continuar muito irritado, apesar da Árvore, é hora de fazer a brincadeira A Hora da Briga.
Num dia em que todo mundo está mais ou menos tranquilo, alguém propõe brincar de "brigar". Começa-se pedindo para as crianças imitarem como é que fica o pai, quando ele está muito "bravo". Depois imita-se a mãe, o irmão, e por fim a criança imita a si mesma quando fica "furiosa"
Ou seja, todo mundo imita todo mundo, inclusive a si próprio. E todo mundo tem direito de rir, gargalhar mesmo, o que é muito fácil, aliás, porque quase todas as nossas raivas são completamente idiotas. E nós ficamos idiotas quando nos irritamos.
Se alguém não conseguir rir das imitações, especialmente quando elas são sobre esse próprio alguém, então fazemos 5 minutos de Yoga da Gargalhada. Alguém começa a rir sem nenhum motivo aparente, e continua sem parar. Uma segunda pessoa a segue na risada e começa a gargalhar. Em poucos segundos todo mundo estará rindo muito, sem saber porquê (e precisa ter um porquê parar rir?). E até aquele alguém que não estava conseguir rir, já deve estar gargalhando neste instante.
Fonte: Site do Jornal Alternativo
http://www.jornalternativonline.com.br/index1.asp?qm=s&ed=0&m=26&t=331
Olá Ana, há tempos você fez um comentário em um dos meus blogs - Aruanda, onde é? - sobre o TGB-Portugal. Estou agora em Lisboa, Parede, de férias e gostaria muito de ir a uma das giras - para isso preciso confirmar o endereço certo, horário e dia. Você pode me dar essa informação? Se puder me escreva para o meu email, por favor (alicebws@gmail.com).
ResponderEliminargrata,
Alice